If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Por que se preocupar com segurança de dados?

O contador acima é uma estimativa da quantidade de dados que passaram pela internet desde o momento em que você começou a ler este artigo.
O volume mensal de tráfego na internet está na ordem dos bilhões de gigabytes. Para colocar esse número em perspectiva, todas as palavras já ditas até hoje cabem em cinco bilhões de gigabytes!
Que tipos de dados são enviados pela internet? Um deles são os dados numéricos, como a temperatura de uma cidade. Outro tipo são os dados categóricos, como o gênero de um filme. Um tipo de dado extremamente útil é o que chamamos de informações de identificação pessoal (PII). As PII dizem respeito a qualquer dado que possa ajudar a identificar uma pessoa, como um endereço ou um nome.
As empresas usam PII para melhorar a experiência on-line de seus usuários.
Por exemplo, um site de comércio eletrônico, como a Amazon, armazena PII (meu histórico de compras) para fazer melhores recomendações de produtos. Como você pode ver abaixo, a Amazon soube a partir de minhas compras anteriores que eu adoro chá e canetas e decidiu recomendar mais tipos de chás e canetas para mim.
Vejamos outro exemplo: o Google Discover, um painel personalizado para celulares. Ele é um aplicativo que ajuda a planejar meu percurso diário para o trabalho e, surpreendentemente, sabe até onde estacionei meu carro!
Como locais de estacionamento e outras formas de PII podem ser informações muito sensíveis, queremos que as empresas mantenham nossas PII privadas e impeçam que elas caiam nas mãos erradas.
Então, como as empresas mantêm as PII privadas se elas são enviadas pela internet, que é pública e aberta? Como criminosos roubam PII e como as empresas se defendem desse tipo de crime?
Vamos responder a essas perguntas nesta unidade sobre segurança de dados on-line.
Primeiramente, vamos falar mais detalhadamente sobre PII e observar as diferentes formas por meio das quais elas são coletadas. Em seguida, vamos ver as diferentes formas como criminosos roubam as PII por meio de phishing, pontos de acesso desonestos ou malwares de computador.
Então, vamos mostrar como a criptografia pode ajudar a manter as PII privadas e também como, por meio da autenticação, evitar que elas caiam nas mãos erradas. Vamos ver como a criptografia envia as PII “trancadas” pela internet pública e as disponibiliza somente a quem apresenta a chave correta. Também veremos como a autenticação confirma a identidade de uma pessoa antes de enviar PII.
Por fim, vamos ver como a internet incorpora essas técnicas de criptografia nos protocolos TLS e HTTPS.
Vamos começar!

Quer participar da conversa?

Você entende inglês? Clique aqui para ver mais debates na versão em inglês do site da Khan Academy.