If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Volume de um prisma retangular: dimensões fracionárias

O vídeo explica como calcular o volume de um prisma retangular com dimensões fracionárias. Ele enfatiza que o volume é igual à área da base vezes a altura. Para encontrar o volume, multiplique o comprimento, a largura e a altura. O vídeo também mostra como simplificar frações durante a multiplicação. Versão original criada por Sal Khan.

Quer participar da conversa?

Você entende inglês? Clique aqui para ver mais debates na versão em inglês do site da Khan Academy.

Transcrição de vídeo

RKA16C Vamos calcular o volume deste prisma retangular que parece ser um tijolo ou um aquário. O interessante é que as dimensões são frações. Tem a largura, que é de 3/5 de uma unidade, o comprimento é de 1 unidade e 1/6 e a altura é de 3/7 de uma unidade. Pause o vídeo tente calcular o volume dessa figura sozinho antes de fazermos juntos. A gente pode encarar o problema de algumas formas. Uma delas é que queremos preencher isso com cubos unitários. Uma forma de calcular quantos cubos unitários cabem aqui é pensar na área desta base. O volume é igual à área da base vezes a altura. Isto aqui é a altura. Explicando: esta é a área da base (b) vezes a altura (h). Qual é a área da base? Ela é igual ao comprimento vezes a largura. Você pode ver como a área da base é igual ao comprimento vezes a largura. Comprimento (c) vezes largura (l) é a mesma coisa que a área da base. É isso aqui. Ainda temos que multiplicar pela altura. Outra forma é multiplicar o comprimento vezes a largura vezes a altura. Multiplicamos as três dimensões para descobrir quantas unidades cúbicas cabem aqui para, então, descobrir o volume. Vamos calcular! O volume vai ser igual... Qual é o nosso comprimento? É 1 e 1/6 unidades. Quando multiplico frações, como estou prestes a fazer, não gosto de usar números mistos, prefiro transformar em frações impróprias. Deixa eu converter 1 e 1/6 em fração imprópria: 1 é igual a 6/6, mais 1 dá 7/6. O comprimento vai ser 7/6 vezes 3/5, que é a largura, vezes a altura, que é 3/7. 3/7. Em frações, a gente pode multiplicar os numeradores. Então... 7 vezes 3 vezes 3... e os denominadores. Então, 6 vezes 5 vezes 7. Dá para multiplicar... Mas, para simplificar nossa conta, veja que temos 7 no numerador e no denominador. Vamos dividir o numerador e o denominador por 7. Vamos dividir o numerador e o denominador por 7. Então, isto vira 1, e isto, 1. Também vemos que tem números no numerador e no denominador divisíveis por 3. Temos 3 aqui e 3 aqui. Vamos dividir por 3. Divido por 3, divido por 3: 3 dividido por 3 dá 1, 6 dividido por 3 vai ser igual a 2. O que sobrou no numerador? Só sobrou o 3 verde. Isso vai ser igual a 3 sobre 2 vezes 5. 2 vezes 5 dá 10. O volume é igual a 3/10 de unidade cúbica, cabem 3/10 de um cubo unitário nesse tijolo ou aquário. Até a próxima!