If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

O sistema muscular, estruturas e funções

Nesta videoaula apresentamos o sistema muscular, ressaltando seu papel na estruturação, sustentação e movimentação do corpo humano quando associado com os sistemas esquelético e nervoso.

Quer participar da conversa?

Você entende inglês? Clique aqui para ver mais debates na versão em inglês do site da Khan Academy.

Transcrição de vídeo

RKA3 - Oi, pessoal. Hoje nós vamos falar sobre o sistema muscular, que é este que vocês estão vendo aqui na figura. O sistema muscular é composto pelos nossos músculos. E vocês podem ver, pela figura, que ele está no nosso corpo todo, nós temos músculos em todas as partes do corpo. E quais seriam as funções do sistema muscular? A principal função desse sistema é a de movimento. E este movimento pode ser tanto um movimento que nós fazemos para andar, para correr, para fazer exercícios, como nesta figura, ou até mesmo para piscar, para escrever. Podem ser tanto estes movimentos, quanto, por exemplo, o movimento dos nossos órgãos internos. Eles se movimentam também para funcionar. Como, por exemplo, o coração, o estômago, todos esses órgãos se movimentam. Mas também, quando nós estamos parados, nós também dependemos desse sistema para nos estabilizar. Então, para estabilizar as nossas posições, tanto para se movimentar, quanto para ficar parados, nós precisamos deste sistema. Além disso, o sistema muscular também ajuda a manter a nossa temperatura corporal. Quando o músculo se contrai, ele libera calor e quando está muito frio, os nossos músculos se contraem mais do que quando está muito quente. Nós temos três tipos de músculos no nosso corpo. Este aqui que é o estriado esquelético. Temos este aqui, que é o liso, e este aqui, que é o estriado cardíaco. O músculo estriado esquelético está nos nossos braços, pernas, em todos os lugares que nós conseguimos controlar este movimento. Este é o único músculo que nós controlamos enquanto nós pensamos. Eu penso, eu quero erguer o meu braço. E aí, eu ergo meu braço. Eu quero andar, aí eu uso os músculos da perna para andar. Então, este é o único músculo que nós conseguimos controlar voluntariamente. É um músculo que tem um controle voluntário, nós escolhemos quando movimentar estes músculos. Diferentemente dos outros. Os outros tem um controle involuntário, nós não escolhemos controlá-los. É um controle involuntário, eles se movimentam sem a nossa escolha. Este músculo liso é o músculo dos nossos órgãos internos. É o músculo que tem no nosso estômago, que tem no nosso intestino, que tem em quase todos os nossos órgãos. Só não tem no coração, porque o do coração é este estriado cardíaco. E ainda bem que estes dois são involuntários. Porque assim, a gente não pode, por exemplo, esquecer de fazer o nosso coração bater. O nosso coração bate sem que a gente pense nisso. O nosso estômago funciona sem que a gente pense nisso. Nossos órgãos funcionam independentemente do que estamos fazendo. Então, é isso. Eu espero que vocês tenham gostado. E até a próxima!