If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Revisão de pH, ácidos e bases

Termos-chave

TermoSignificado
pHA medida da concentração do íons de hidrogênio (H+) em uma solução
ÁcidoSolução com uma concentração de íons de hidrogênio maior do que a água pura
BaseSolução com uma concentração de íons de hidrogênio menor do que a água pura

Como ler a escala de pH

A escala de pH é utilizada para classificar as soluções em ácidas ou básicas. Ela indica a concentração de íons de hidrogênio (H+) e íons hidróxido (OH-) em uma solução. Essas concentrações iônicas são iguais na água pura, que tem um pH de 7.
Esse valor de pH de 7 é importante porque indica uma solução neutra. Todas as demais substâncias são comparadas com esse ponto neutro. Qualquer solução que tenha um pH menor que 7 é considerada ácida e qualquer solução com pH acima de 7 é básica.

Erros comuns e conceitos equivocados

  • Os ácidos nem sempre são perigosos. Às vezes, os ácidos têm uma má reputação por serem perigosos, mas existem muitas substâncias ácidas que são úteis (e até saborosas!). Por exemplo, o suco de laranja e o café são substâncias ácidas. Além disso, existem poucos ácidos que devemos evitar manusear (ou seja, ácido fluorídrico). Não se engane: bases fortes também podem ser perigosas.
  • Um número de pH mais baixo significa que a substância é um ácido mais forte e um número de pH mais alto significa que a substância é uma base mais forte. Pode parecer um pouco confuso, mas quanto menor for o pH de uma substância, mais ácida ela será. Às vezes, ajuda mais pensar que quanto mais distante uma substância estiver do neutro, mais forte ela será na direção ácida ou básica.
  • Os ácidos e as bases não são importantes apenas na química. Embora você aprenda sobre eles com mais detalhes nas aulas de química, os ácidos e as bases são extremamente importantes para os seres vivos! Na verdade, a maioria das enzimas trabalha melhor em um pH específico. Por exemplo, a enzima pepsina é necessária para a digestão de proteínas no estômago, mas só funciona em níveis de pH muito baixos. Portanto, é importante que o corpo mantenha um ambiente ácido no estômago para garantir a boa digestão dos alimentos.

Quer participar da conversa?

Nenhuma postagem por enquanto.
Você entende inglês? Clique aqui para ver mais debates na versão em inglês do site da Khan Academy.