If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Conteúdo principal

Transformações reversíveis e irreversíveis

Nesse artigo você aprenderá que algumas transformações da matéria são reversíveis, ou seja, podem ser desfeitas, enquanto que outras não podem.
Você já deve ter percebido que algumas transformações que sofremos ao longo da vida podem ser desfeitas, enquanto que outras não.
Por exemplo, você pode cortar o cabelo e, caso não goste ou caso queira, pode deixá-lo crescer novamente. Esse tipo de transformação é chamada de reversível.
Mas você não pode voltar a usar o tênis número 21 que usava quando era um bebezinho, pois a transformação pela qual você passou durante seu crescimento é irreversível já que você não consegue voltar no tempo (pelo menos eu acredito que não possa!).
Figura 1: Jovem com tênis de bebê.
Agora que você sabe que você passa por transformações reversíveis e irreversíveis ao longo da vida, vamos ver se isso vale também para outros tipos de materiais e substâncias.
A pergunta é: os materiais também sofrem transformações reversíveis e irreversíveis?
É o que vamos ver agora.
Vamos lá?

Transformação

Primeira coisa, você sabe o que é uma transformação?
No início do artigo os exemplos que usei abordaram a sua aparência - corte de cabelo e tamanho do seu corpo. Tudo isso está relacionado com a sua estrutura física.
Para as ciências, uma transformação é uma alteração da estrutura física ou da estrutura química de uma matéria ou substância.
E elas podem ser também, como no seu caso, reversíveis ou irreversíveis.

Transformações reversíveis

Nessa categoria encaixam-se todas as transformações que podem ser desfeitas como, por exemplo, esquentar ou congelar a água ou uma bebida ou um alimento.
Pois o que foi aquecido acaba esfriando com o tempo, e o que foi congelado acaba descongelando se for retirado do congelador.
Normalmente as mudanças do estado físico da matéria (estado sólido, líquido ou gasoso) são transformações reversíveis porque envolvem apenas o aquecimento ou esfriamento da substância.
Figura 2: Diagrama das mudanças de estado.

Transformações irreversíveis

Nessa categoria estão todas as transformações que não podem ser desfeitas como, por exemplo, cozinhar, assar ou fritar um alimento.
Figura 3: Ovos.
Pense, por exemplo, na preparação de um bolo.
Todos os ingredientes foram misturados e a massa foi colocada para assar, é impossível separar os ovos, da farinha, do fermento e do leite depois que tudo foi misturado ou depois que o bolo está pronto.

Referências das figuras

Figura 2: Diagrama das mudanças de estado. Imagem de Flanker, penubag modificada.
Figura 3: Ovos

Quer participar da conversa?

Você entende inglês? Clique aqui para ver mais debates na versão em inglês do site da Khan Academy.